STJN: penhora sobre conta conjunta só pode afetar a parte do devedor
O programa STJ NotÃcias que vai ao ar na TV Justiça nesta segunda-feira (24) destaca o entendimento de que a penhora sobre conta conjunta só pode afetar a parte do saldo que cabe ao devedor. Com base em precedente estabelecido em incidente de assunção de competência, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça cassou acórdão da Primeira Turma que admitiu a penhora de todo o saldo depositado em conta conjunta, quando somente um dos correntistas era demandado em execução fiscal.
A edição também aborda o julgamento da Terceira Turma no qual os ministros concluÃram que a condição financeira do cônjuge não impede a concessão do benefÃcio da gratuidade de justiça para o outro.
O programa traz, ainda, a decisão do Pleno do STJ de que o critério de relevância do recurso especial só será exigido após a vigência da futura lei regulamentadora, cuja proposta será elaborada pelo tribunal e remetida ao Congresso Nacional para apresentação e deliberação.
Programação na TV Justiça
O STJ NotÃcias é produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do STJ e vai ao ar na TV Justiça toda segunda-feira, à s 21h30, com reprises na terça, à s 11h; na quarta, à s 7h30; e no domingo, à s 19h. O programa também fica disponÃvel no canal do tribunal no YouTube.