STJ atinge nível de excelência em governança e gestão de tecnologia da informação

STJ atinge nível de excelência em governança e gestão de tecnologia da informação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) alcançou o nível máximo de maturidade no levantamento de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD), realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse é o melhor desempenho histórico obtido pelo STJ, que ocupa o primeiro lugar no ranking entre os tribunais superiores.

O iGovTIC-JUD é um diagnóstico feito anualmente pelo CNJ para mensurar o nível de maturidade dos órgãos submetidos ao seu controle administrativo e financeiro em iniciativas de tecnologia da informação e comunicação (TIC). O objetivo é acompanhar se as ações estão em consonância com a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (Entic-JUD).

Segundo Adriana Cristina Bastos Pinto, chefe da Seção de Planejamento e Estratégia de TIC do tribunal, o resultado positivo é produto da constante evolução nos serviços e nas práticas de TIC do STJ. "O iGovTIC-JUD possibilita a análise comparativa e a identificação de oportunidades de melhoria; por isso, é um instrumento de governança e gestão de TIC muito relevante para nós", declarou a gestora.

Diversas unidades combinando esforços para a melhoria dos serviços

Montgomery Wellington Muniz, coordenador de Apoio à Governança e Gestão de TIC – unidade responsável pelo levantamento das informações do iGovTIC-JUD e sua submissão ao CNJ –, aponta que o resultado só foi possível pelo empenho das coordenadorias da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) e pela colaboração de outras unidades do tribunal cujas ações impactaram o resultado.

Como exemplos, ele mencionou a Secretaria de Administração, a Assessoria de Inteligência Artificial, o Centro de Formação e Gestão Judiciária, a Secretaria de Gestão de Pessoas, a Assessoria de Gestão Estratégica, a Assessoria de Conformidade e Integridade Digital, a Secretaria de Processamento de Feitos e a Secretaria Judiciária. Para Montgomery, "o foco das ações de TIC sempre foi a melhoria dos serviços prestados. A premiação foi consequência do trabalho realizado em conjunto".

O titular da STI, Humberto Pradera, agradeceu o empenho de todos os envolvidos: "Como diz o ditado, 'as conquistas de uma organização são os resultados dos esforços combinados de cada indivíduo', e o resultado atual do STJ no iGovTIC-JUD 2023 só foi possível pela dedicação de cada servidor. Além disso, as unidades envolvidas elogiaram as práticas ágeis de governança de TIC adotadas, evitando-se as reuniões exaustivas, comuns nessa área, e focando nos resultados. Enfim, esta premiação reflete a busca pela melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo tribunal".

Estão em andamento diversas atividades que contribuirão para o aperfeiçoamento dos serviços, como o mapeamento e a revisão de todos os processos de trabalho da STI, a elaboração do Guia dos Processos de Trabalho de TIC e a implementação de ferramenta totalmente integrada para o gerenciamento desses processos, a qual está em fase final de contratação.

Acompanhe o desempenho do STJ e dos demais órgãos do Poder Judiciário no painel disponibilizado pelo CNJ.

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