Registre-se: nova ação do CNJ para combater o sub-registro civil de nascimentos

Registre-se: nova ação do CNJ para combater o sub-registro civil de nascimentos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, entre os dias 8 e 12 de maio, a primeira edição da Semana Nacional de Registro Civil do Poder Judiciário – Registre-se. Instituído por meio do Provimento 140/2023, o programa tem o objetivo de mobilizar a Justiça estadual e a federal para erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica para todos os brasileiros, especialmente para a população socialmente vulnerável.

A relevância e a urgência da atuação do Poder Judiciário nesse tema foram verificadas a partir da análise dos dados estatísticos do registro civil no censo demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontaram 2,7 milhões de pessoas sem certidão de nascimento.

Ministro Luis Felipe Salomão abriu a campanha na manhã desta segunda-feira

A campanha foi aberta na manhã desta segunda-feira (8), às 10h30, pelo corregedor nacional de Justiça, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, em cerimônia realizada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Nos cinco dias da ação, os oficiais de registro civil das pessoas naturais farão um esforço concentrado para garantir a inclusão social por meio da emissão de documentos, de forma gratuita, para pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade socioeconômica. Além da emissão de documentação civil – como certidões de nascimento, CPF e RG –, também será providenciada a inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Os horários e os locais em que serão realizadas as ações da Semana Nacional de Registro Civil em cada estado podem ser conferidos neste link.

Com mais de 16 anos de excelência, construímos uma base sólida de experiência para fornecer segurança e qualidade aos nossos clientes.