Programa Entender Direito debate precatórios e requisições de pequeno valor

Programa Entender Direito debate precatórios e requisições de pequeno valor

​O programa Entender Direito desta semana traz a debate o tema Precatórios e Requisição de Pequeno Valor (RPV). Além da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o assunto, os jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide abordam a Emenda Constitucional (EC) 113, que alterou o regime jurídico dos precatórios, e a EC 114, que estabelece o novo regime de pagamento de precatórios – ambas promulgadas no fim de 2021. 

Participam do debate o advogado pós-graduado em direito tributário e em direito civil Antônio Antunes, autor de vários artigos jurídicos e de e-books sobre direito tributário e societário, e o professor da Universidade Federal do Paraná, doutor e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), advogado, consultor e autor de diversas obras jurídicas Marco Serau. 

Sobre as alterações trazidas pelas emendas 113 e 114, Antunes destaca, entre outros pontos, o teto de gastos.  

"As duas emendas constitucionais criaram um subteto no teto de gastos. Estabeleceu-se que o valor total de pagamento de precatórios para o exercício de 2022 em diante, até 2026, será limitado ao valor que foi gasto em 2016 corrigido pelo IPCA-E. Deste valor, também tem que se abater a previsão total de despesas para pagamento de RPVs", explicou.

A mudança na data-limite para a expedição do precatório foi uma das questões levantadas por Marco Serau. Para ele, é possível que haja dificuldade para a adaptação, mas apenas neste ano. 

"Essa antecipação da data-limite para expedição do precatório talvez gere uma conturbação neste ano de 2022. O processo judicial tem tempo para ser cumprido, a ser certificado o trânsito em julgado, prazos bastante estendidos em relação à Fazenda Púbica, a forma de intimação, e assim por diante. Então, é claro que, neste ano, a gente vai ter, digamos assim, um 'corte'; muita gente não será contemplada com seu precatório expedido para 2023, o prazo é muito curto. Eu creio que a partir de 2023 isso se normaliza", considerou o professor.  

Entender Direito

O Entender Direito vai ao ar na TV Justiça, quinzenalmente, às quartas-feiras, às 10h, com reprises aos sábados, às 14h, e às terças, às 22h. Na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília/DF), também quinzenalmente, de forma inédita aos sábados, às 7h, com reprise aos domingos, às 23h.

Com mais de 16 anos de excelência, construímos uma base sólida de experiência para fornecer segurança e qualidade aos nossos clientes.