Presidente do STJ participa de evento do CNJ para promover Justiça itinerante no Brasil

Presidente do STJ participa de evento do CNJ para promover Justiça itinerante no Brasil

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, participou nesta segunda-feira (23) da abertura do webinário Justiça Itinerante, evento organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de promover iniciativas dos tribunais para levar a jurisdição aos pontos mais remotos do país.

"A Justiça Itinerante permite a presença do Estado-Juiz em locais geograficamente distantes dos fóruns e de difícil acesso para os jurisdicionados, e torna possível a implementação de um novo modelo de prestação jurisdicional que viabiliza sobremodo o acesso à Justiça, principalmente aos hipossuficientes e mais vulneráveis", afirmou o ministro.​​​​​​​​​

Humberto Martins elogiou esforços do CNJ para levar Judiciário para as áreas mais remotas do país.​ | Foto: Lucas Pricken

Martins lembrou que, na condição de corregedor nacional de Justiça, editou em 2019 a Recomendação 37, incentivando a instalação e a implementação da Justiça Itinerante nos Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal.

"É inquestionável que a Justiça Itinerante promove um real encontro e a aproximação entre a Magistratura e todos os jurisdicionados. É nosso dever e nossa missão trazer à luz os invisíveis e vulneráveis, possibilitando a eles o acesso às políticas públicas e a redução das desigualdades", afirmou o presidente do STJ.

Aproximação do Judiciário ao cidadão

Para o secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, a Justiça Itinerante fortalece a ideia defendida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Luiz Fux, de aproximação do Judiciário ao cidadão.

"Serão discutidos temas caros ao CNJ neste papel fundamental de levar o Judiciário aos locais mais remotos do país", comentou Shuenquener.

Participaram do webinário os conselheiros do CNJ Vieira de Mello Filho e Giovanni Olsson, bem como a juíza Carolina Nerbass e representantes de diversos tribunais para apresentar exemplos de projetos desenvolvidos com foco na Justiça Itinerante.

Com mais de 16 anos de excelência, construímos uma base sólida de experiência para fornecer segurança e qualidade aos nossos clientes.