Obra sobre reforma do processo tributário é lançada em evento no STJ

Obra sobre reforma do processo tributário é lançada em evento no STJ

A coletânea de artigos A Reforma do Processo Tributário foi lançada em evento realizado na noite desta terça-feira (28), no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Composta de cinco volumes, a obra contou com a coordenação-geral da ministra do STJ Regina Helena Costa, do senador Efraim Filho e do juiz federal Marcus Lívio Gomes, além da coordenação-executiva da advogada Talita Pimenta Felix e do assessor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Eduardo Sousa Pacheco Cruz Silva.​​​​​​​​​

Advogada Talita Pimenta Felix, senador Efraim Filho, ministra Regina Helena Costa, juiz Marcus Lívio Gomes e o assessor do CNJ Eduardo Sousa Pacheco Cruz Silva. | Foto: Rafael Luz/STJ
A coleção reúne artigos acadêmicos de diversos especialistas – entre eles o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin – que trazem perspectivas variadas sobre as propostas de reforma dos processos administrativo e judicial no campo tributário.

O volume trata dos seguintes temas: "Normas gerais de ##prevenção## de litígios, consensualidade, processo administrativo tributário e Código de Defesa dos Contribuintes"; "A nova execução fiscal"; "Arbitragem e mediação em matéria tributária – A era do diálogo em matéria tributária"; "Processo administrativo tributário"; e "Consulta tributária da União".

Solução mais rápida e menos cara para os conflitos

A ministra Regina Helena Costa destacou a importância de reduzir a litigiosidade no Brasil e de promover a solução consensual de conflitos. "Nós queremos que a sociedade consiga resolver os seus conflitos da maneira mais célere e menos onerosa possível. É necessário que o Judiciário fique com a missão de resolver os processos que não tenham como ser resolvidos por outras vias", comentou.

O senador Efraim Filho afirmou: "Com a reunião dos juristas que compõem essa obra, nós conseguimos realizar um dos trabalhos técnicos mais influentes na reforma tributária e no processo administrativo como um todo".

Ao falar sobre os custos da execução fiscal, o juiz e professor Marcus Lívio Gomes mencionou um estudo segundo o qual o contencioso tributário possui "diversos problemas que poderiam ser resolvidos com um desenho legislativo mais fluido e que permitisse a ampla defesa sem comprometer os recursos da administração pública".

Estiveram presentes no evento o vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes; a ministra Daniela Teixeira e os ministros Humberto Martins, Herman Benjamin, Luis Felipe Salomão, Benedito Gonçalves, Sérgio Kukina, Moura Ribeiro, Gurgel de Faria, Ribeiro Dantas, Antonio Saldanha Palheiro e Afrânio Vilela, além do ministro aposentado Napoleão Nunes Maia Filho.

Também compareceram o ministro do STF Dias Toffoli; o senador Nelsinho Trad; o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nelson Alves; e o desembargador Roberto Veloso, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Veja mais fotos do lançamento.

Com mais de 16 anos de excelência, construímos uma base sólida de experiência para fornecer segurança e qualidade aos nossos clientes.