Ministros Raul Araújo e Isabel Gallotti tomam posse no TSE; Raul Araújo é o novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral

Ministros Raul Araújo e Isabel Gallotti tomam posse no TSE; Raul Araújo é o novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral

Nesta terça-feira (21), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Raul Araújo tomou posse como corregedor-geral da Justiça Eleitoral, e a ministra do STJ Isabel Gallotti assumiu a vaga de integrante efetiva da corte eleitoral, para o biênio 2023-2025.

A solenidade ocorreu no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi conduzida pelo presidente da corte, ministro Alexandre de Moraes. O novo corregedor assumiu a vaga do ministro Benedito Gonçalves, cujo biênio no TSE terminou em 9 de novembro.

​​​​​​​​​

Ministro Raul Araújo e ministra Isabel Gallotti durante posse no TSE.​ | Foto: Lucas Pricken/STJ.
Cargo ocupado por ministros originários do STJ, a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral é a unidade do TSE responsável pela fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o país e pela orientação de procedimentos e rotinas a serem observados pelas corregedorias eleitorais em cada unidade da Federação e pelos cartórios eleitorais. Ela ainda gere o cadastro nacional de eleitores.

Renovação no TSE fortalece a democracia e as instituições

Ao parabenizar Raul Araújo e Isabel Gallotti pelas novas funções, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, reforçou o papel da Justiça Eleitoral para a democracia brasileira e a responsabilidade de todos os integrantes que compõem a corte.

"Tenho certeza que a renovação periódica dos membros do TSE fortalece o tribunal, a justiça e a democracia. É um exemplo de que as pessoas passam e as instituições ficam. Cada um de nós tem um dever: cumprir a Constituição, resguardar a democracia e fortalecer as instituições", declarou o ministro.

Estiveram presentes ao evento ministros do Supremo Tribunal Federal e do STJ, entre eles a presidente da corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura. Também compareceram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; parlamentares, além de outras autoridades e personalidades do mundo jurídico.

Sobre o novo corregedor-geral eleitoral

Natural de Fortaleza, Raul Araújo é ministro do STJ desde 2010. Atualmente, é presidente da Quarta Turma, e integra a Segunda Seção e a Corte Especial. Ocupa o cargo de membro efetivo do TSE desde 2022. É diretor da Revista do STJ e vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Bacharel em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em economia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Raul Araújo também é professor da Unifor desde 1986.

O ministro foi corregedor-geral da Justiça Federal. Exerceu ainda as funções de advogado, de promotor de justiça e de procurador-geral do Estado do Ceará antes de tomar posse como desembargador do Tribunal de Justiça de seu estado, em 2007. Já como ministro do STJ, integrou a Comissão Ibero-Americana de Ética Judicial (CIEJ) da Cumbre Judicial Iberoamericana.

Sobre a nova ministra efetiva do TSE

A ministra Isabel Gallotti é natural do Rio de Janeiro, integra a Segunda Seção, a Quarta Turma e a Corte Especial do STJ, além de compor a Comissão de Regimento.

Formada em direito pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre em Direito e Estado, exerceu a advocacia e, antes de chegar ao STJ, em 2010, atuou no Ministério Público Federal e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Constituição reserva duas vagas no TSE para ministros do STJ

A composição do TSE é determinada pela Constituição Federal. O tribunal é formado por sete magistrados: três ministros do STF, dois ministros do STJ e dois advogados indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da República. Também são eleitos ministros substitutos em número igual por categoria.

Com mais de 16 anos de excelência, construímos uma base sólida de experiência para fornecer segurança e qualidade aos nossos clientes.