Informativo: parâmetros para IAC e regulação de dano moral no transporte aéreo internacional

Informativo: parâmetros para IAC e regulação de dano moral no transporte aéreo internacional

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a edição 764 do Informativo de Jurisprudência. A equipe da publicação destacou dois julgamentos nesta edição.

Em um deles, a Segunda Seção estabeleceu, por maioria, que não é cabível a instauração de incidente de assunção de competência (IAC) enquanto a questão de direito não tiver sido objeto de debates, com a formação de um entendimento firme e sedimentado, nos termos do parágrafo 4º do artigo 927 do Código de Processo Civil. A tese está fixada na QO no REsp 1.882.957, de relatoria da ministra Nancy Andrighi.

No segundo destaque, a Quarta Turma decidiu, por unanimidade, que as Convenções de Varsóvia e de Montreal não regularam o dano moral no transporte aéreo internacional, ao qual deve ser aplicada a lei geral interna, no caso, o Código de Defesa do Consumidor. O entendimento foi firmado no AgInt no REsp 1.944.528, de relatoria do ministro Raul Araújo.

Conheça o Informativo

O Informativo de Jurisprudência divulga periodicamente notas sobre teses de relevância firmadas nos julgamentos do STJ, selecionadas pela repercussão no meio jurídico e pela novidade no âmbito do tribunal.

Para visualizar as novas edições, acesse Jurisprudência > Informativo de Jurisprudência, a partir do menu no alto da página. A pesquisa de informativos anteriores pode ser feita pelo número da edição ou pelo ramo do direito.

Com mais de 16 anos de excelência, construímos uma base sólida de experiência para fornecer segurança e qualidade aos nossos clientes.