Informativo destaca atestado médico na contagem de pena em regime aberto e representação de menores

Informativo destaca atestado médico na contagem de pena em regime aberto e representação de menores

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a edição 781 do Informativo de Jurisprudência. A equipe de publicação destacou dois julgamentos nessa edição.

No primeiro destaque, a Quinta Turma, por unanimidade, decidiu que o tempo em que o apenado esteve afastado das suas obrigações no regime aberto, sob atestado médico, pode ser computado como pena efetivamente cumprida. O entendimento foi firmado no AgRg no HC 703.002, de relatoria do ministro Messod Azulay Neto.

No segundo processo, a Terceira Turma, por maioria, decidiu que a representação da criança ou do adolescente por seus pais vincula-se à incapacidade civil e econômica do próprio menor, sobre o qual incide a regra do artigo 99, parágrafo 3º, do CPC/2015, mas isso não implica automaticamente o exame do direito à gratuidade com base na situação financeira dos pais. A tese foi fixada no REsp 2.055.363, de relatoria da ministra Nancy Andrighi.

Conheça o Informativo

O Informativo de Jurisprudência divulga periodicamente notas sobre teses de relevância firmadas nos julgamentos do STJ, selecionadas pela repercussão no meio jurídico e pela novidade no âmbito do tribunal.

Para visualizar as novas edições, acesse Jurisprudência > Informativo de Jurisprudência, a partir do menu no alto da página. A pesquisa de informativos anteriores pode ser feita pelo número da edição ou pelo ramo do direito. 

Com mais de 16 anos de excelência, construímos uma base sólida de experiência para fornecer segurança e qualidade aos nossos clientes.