Colegiados de direito público divulgam balanço com redução no acervo processual

Colegiados de direito público divulgam balanço com redução no acervo processual

Os três colegiados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) responsáveis pelo julgamento de processos de direito público divulgaram o balanço estatístico de 2023.

Como destaque, todos apresentaram redução em seu acervo processual – resultado que, segundo os ministros, é fruto dos esforços para o julgamento de processos sob o rito dos recursos repetitivos.

Primeira Seção

Durante o ano, foram distribuídos 4.659 processos à Primeira Seção, que baixou 6.025 – uma redução de mais de 1.300 no acervo. O colegiado proferiu 12.167 decisões no período, sendo 8.285 de forma monocrática e 3.882 em sessão.

A presidente da Primeira Seção, ministra Assusete Magalhães, destacou que, enquanto não for implementado o filtro de relevância da questão federal infraconstitucional, a solução para lidar com o grande volume de processos é o julgamento pelo rito dos recursos repetitivos – medida que tem sido intensificada pela seção nos últimos anos.

Primeira Turma

A Primeira Turma recebeu 30.117 novos processos e baixou 35.585 – uma redução de mais de 5.400 no acervo. Foram 58.674 julgamentos durante o\r\nano: 39.087 de forma monocrática e 19.587 nas sessões. 

Presidida pelo ministro Paulo Sérgio Domingues, a Primeira Turma é integrada pela ministra Regina Helena Costa e pelos ministros Benedito Gonçalves, Sérgio Kukina e Gurgel de Faria.

Segunda Turma

Na Segunda Turma, foram recebidos 26.710 novos processos e baixados 36.895 – diminuição de mais de 10 mil no estoque do colegiado. Os ministros deram 56.632 decisões, sendo 36.088\r\nmonocráticas e 20.544 colegiadas. 

A presidente da Segunda Turma, ministra Assusete Magalhães, comparou os números com os dados dos demais colegiados do STJ e ressaltou que a recente redução no estoque processual das turmas de direito público tem relação direta com a fixação de precedentes qualificados pela Primeira Seção.

Além da ministra Assusete Magalhães, compõem a turma os ministros Francisco Falcão, Herman Benjamin, Mauro Campbell Marques e Afrânio Vilela.

Com mais de 16 anos de excelência, construímos uma base sólida de experiência para fornecer segurança e qualidade aos nossos clientes.