Arte no Tribunal apresenta Mural de Azulejos, de Athos Bulcão
A 25ª edição de Arte no Tribunal apresenta o Mural de Azulejos, de Athos Bulcão, localizado na Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Instalado durante a construção da sede da corte, em 1995, o Mural de Azulejos é uma criação do artista carioca feita em cerâmica, com dimensões de 2,85m de altura por 141,92m de largura. É composto por peças esmaltadas de três diferentes padrões, em tamanho 20cm por 20cm, com fundo branco e desenhos geométricos.
Produzido pela Assessoria de Cerimonial e Eventos, o periódico Arte do Tribunal divulga as obras que compõem o acervo do STJ.
Criado em 2001, o Espaço Cultural STJ já abrigou mais de 170 exposições temporárias. Ao longo de sua trajetória, tornou-se referência como ambiente inovador e amplamente visitado pelos servidores da corte e pelo público apreciador das artes visuais.
O acervo de obras de arte do tribunal conta com centenas de peças de renomados artistas das mais diversas regiões do Brasil e do exterior. A coleção é o resultado de doações dos artistas, em contrapartida ao uso da galeria, cujas exposições se realizam mediante processo seletivo regido por edital público. As obras doadas estão distribuÃdas nos ambientes de trabalho das diversas unidades do STJ, onde podem ser apreciadas por servidores e visitantes.