Adoção avoenga abre segunda temporada do programa Último Recurso
​O programa \r\n Último Recurso, produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), está de volta com uma segunda temporada de histórias reais de pessoas que encontraram na Justiça o caminho para garantir seus direitos. O episódio de estreia encarou o desafio de contar o caminho percorrido pelos avós de um menor para conseguir adotá-lo.
O \r\n \r\n parágrafo 1º do artigo 42 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proÃbe a adoção de menor pelos avós (adoção avoenga), mas ela é possÃvel quando for justificada pelo melhor interesse da criança. Foi assim, provando a necessidade de segurança e bem-estar do neto, que o casal conseguiu decisão favorável no STJ.
O programa ouviu profissionais para saber como tratar a questão legal e psicológica dos envolvidos em uma adoção avoenga. Entre os entrevistados está o relator do processo no STJ, ministro Luis Felipe Salomão. Segundo ele, "é impossÃvel dizer que sempre os avós poderão adotar os netos; depende muito do caso concreto e de todas as circunstâncias. A tese jurÃdica é que sempre o juiz vai interpretar aquela regra de acordo com o seu fim social".
Estreia
O primeiro episódio da segunda temporada do \r\n Último Recurso – Adoção Avoenga estreia nesta segunda-feira (30), à s 22h, na TV Justiça, com reprise à s segundas, no mesmo horário. É possÃvel assistir também pelo canal do STJ no YouTube.
Clique na imagem para ver agora.
\r\n
\r\n
\r\n